sábado, 1 de agosto de 2009

As diferentes línguas e dialétos no Brasil

Que situação deveras difícil vivemos neste país chamado Brasil.Um país onde as pessoas mal sabem pronunciar seu próprio idioma,em todo o país temos uma série de gírias,e modos esdrúxulos de falar.Exemplo disso é um grave problema que temos aqui no Rio de Janeiro.E esse problema é o seguinte "Que hora que tú solta do ônibu nêm?" sim! para mim,isso é um problema.E faça me o favor brother,que porra de frase é esta ?É tão difícil falar corretamente,"Que horas que você salta do ônibus,senhor ?".O Brasil está decadente de obras,de saneamento básico,e outras coisas que são necessárias para o nosso bem estár,mas vamos caprichar na educação,falar bem é bonito,demonstra que você foi bem educado (ounão).E se você souber falar bem,você sai até de blitz da policia rodiviária!
Outra frase um tanto quanto esdrúxula e rídiculamente usada é a "me empresta 'or'
dez centavo 'pa' intera a passage?".Nossa senhora,já ouvi muito isso brother.Agora o correto desta frase "Empreste-me dez centavos para que eu possa enteirar a minha passagem ?" (não sei que vai perder tempo falando essa frase mas beleza!).
É comun vermos na televisão,ou ouvirmos nas rádios,moradores de áreas de rísco dando entrevista,reclamando,protestando pela situação precária em que a prefeitura deixa os bairros e municípios.Então é facil vermos ou ouvirmos a frase "agente num sabe mais oque faze não moço,as rua tá alagano.Agente liga pa prefeitura e eles num retorna,as criança não pode brinca na rua por causa dos rato do esgoto,corre risco de pega duença.Nós morado mais antigo do municipio sabe que num éra assim antes".Se a pessoa quiser que alguém ouça o seu pedido de ajuda,pronuncie a seguinte frase "Nós não sabemos mais oque fazer.As ruas estão alagando,todos aqui já sofreram por causa das enxurradas.Nossas crianças não podem praticar esportes na rua por que falta saneamento básico.Elas correm rísco de pegar doenças como a leptospirose.E nós munícipes mais antigos sabemos que o município está assim agora!".Tá vendo brother se falassem assim,talvem arrumaria emprego na prefeitura hehe.


E,Brasil,vamos melhorar,nós podemos.Não é só porque o presidente é analfabeto ou a sua mãe ou avó é analfabeto e não sabe se pronunciar direito,que nós devemos ser igual!

3 comentários:

  1. discordo, o presidente não é analfabeto.
    ele é analfaburro, só ele não vê as mamatas dentro do governo, senadores e deputados fazem festa com dinheiro dos nossos impostos e ele não vê nada.

    ResponderExcluir
  2. analfaburro e analfacego também né brother!

    ResponderExcluir
  3. Carlos, cheguei ao seu Letra e Música por mero acaso em minhas andanças pela blogosfera.
    Achei interessante o tema deste post. Compartilho de sua indignação quanto a certos exageros e descuidos no linguajar, que de fato não depõem a favor da educação das pessoas que assim se expressam. Concordo que o bom uso do idioma é excelente para alguém que deseje ser avaliado favoravelmente.
    Haveria muito o que se discutir e comentar a respeito de tudo isso, dada a assombrosa complexidade dos fatos linguísticos.

    Se quiser conhecer meu blog Lexicografia, http://noeo-orkuteiro-lexicografia.blogspot.com poderá constatar ali meus esforços no sentido de recomendar às pessoas que leiam mais, consultem com mais frequência seus dicionários e etc., fortaleçam seus vocabulários, tudo isso bem na contramão desse tipo de uso da língua que você aqui comenta.
    Sou pelo bom português, assim como sou pelo bom gosto, pelo bom senso, pela boa música com boa letra e pelos bons blogs.

    Um abraço.

    ResponderExcluir